terça-feira, 23 de novembro de 2010

Chegou ao Nordeste Salesiano um novo missionário

 A comunidade do Pre-noviciado Salesiano, em Jaboatão Colônia, da Inspetoria do Nordeste do Brasil, alegremente recebeu no final do mês de setembro um novo irmão: O tirocinante missionário proveniente do Congo (África), Maximiliano Kolbe, para reforçar os trabalhos na missão evangelizadora.

Veja o texto integral da minha pequena palavra no segundo dia do Festival.
Max.
Meu nome é: Maximiliano Kolbe.
Eu sou religiosos Salesiano de Dom Bosco há seis anos. Eu sou um congolês da Republica Democrática do Congo, na África Central.
Gostaria de compartilhar um pouco sobre o porquê da minha vida religiosa salesiana missionária. E então eu faço um convite para se tornarem um missionário leigo ou religioso, se possível.
Fui nomeado missionário para o Brasil, este ano, em maio, pelo Padre Pascual Chávez Reitor-Mor, que é assistido pelo conselheiro da missão Padre Vaclav Klement.
Desde o noviciado, eu sempre pedia para me tornar um missionário salesiano fora do meu país.
Porque eu quero ser um Missionário Salesiano?
Para esta pergunta, a resposta continua a ser sempre nova, a cada dia.
Na verdade, o que posso oferecer ao Senhor por todos os seus benefícios e pelo seu amor infinito, para proclamar a boa nova recebida por todos os missionários que vieram e doaram a vida à mensagem do anúncio da salvação.
Por tudo isso, não tenho nem sacrifício nem holocausto que possa oferecer ao Senhor, que toda a minha vida para o anúncio do seu amor infinito.A minha vocação religiosa e missionária salesiana nasce do amor pelo Senhor, é simplesmente resposta ao amor com o qual o Senhor me encheu.
Minha vocação missionária é uma expressão de agradecimento ao Senhor, o desejo de doação total que me faz dizer como São Paulo: “Ai de mim se eu não anunciar a boa nova” (Cor 9, 16).
Por que ir em missões em terras distantes? As respostas são variadas e numerosas. Mas além de todas essas respostas, Deus é quem sabe todas as razões. Como Abraão, Deus disse: “Deixa tua terra e tua família e vá para a terra que eu te mostrarei” (Atos 7,3). Quem conhece a essência ou motivo do plano de amor insondável de Deus?
Você deve saber que o envio em missão não é apenas separar-se do país, da família, amigos e conhecidos, mas de qualquer coisa que possa me prender...
De tudo isso, uma coisa é suficiente para mim, estou de volta nas mãos do Senhor, como uma criança nas mãos de sua mãe.Espero que ele me leve em seu caminho e que eu me torne o que ele quer que eu seja.

Umas palavras para o jovem brasileiro do Recife.
Um tempo está surgindo no horizonte, um tempo de esperança e de grande esperança, mas para chegar lá, é preciso tomar consciência de quem somos, e de nossa própria identidade como filhos de Deus.
Não criamos a nós mesmos, e cada um de nós, é um presente, um dom de Deus.A vida que Deus nos oferece devemos acolher como um presente para preservar e frutificar para a nossa alegria, nossa felicidade e para o bem dos nossos irmãos e irmãs que Deus coloca em nosso caminho. Conscientes dessa realidade, agora vamos nos comprometer a trabalhar para a realização desse plano de Deus para o sucesso.
A juventude de hoje que somos, se deixa dominar pela sociedade de consumo e prazer...etc. Essa sociedade não da oportunidade de sermos protagonista do nosso próprio futuro, nosso destino, nossa vida. Ela nos leva a um turbilhão que não só barra a visão do nosso futuro, mas também não nos permitem a chance de pensar sobre o nosso projeto de vida pessoal.
Vivemos hoje, sem nenhum projeto de vida, então somos escravos ao que é chamado de “ carpe diem”: Vamos alegrar-nos hoje”. O amanhã não é nosso. A vida é um dom para ser apreciado em Deus, para Deus, com Deus para os outros.
Então, vamos parar e pensar por um momento nas nossas vidas e voltar ao Senhor Deus que nos guia.Como propôe o Reitor-Mor, Padre.Pascual Chávez, em sua estréia que será comentada nos próximos dias, “vir e ver” o Senhor, encontrá-lo em sua beleza e grandiosidade, contemplá-lo, porque somos capazes de ter sucesso em nossa vida. O que é uma vida, senão um acontecimento, que se desdobra de acordo com a vontade de Deus.
Não devemos ter medo, de decidir porque nossa Mãe Maria existe precisamente para nos ajudar à ficar ligados a vontade de Deus
Se Dom Bosco insiste tanto na devoção a Maria Auxiliadora dos Cristãos, é porque nós somos vencedores do mal. O filho de Maria jamais é vencido pelo mal. Essa certeza de Dom Bosco, é a nossa garantia hoje, de que uma nova aurora, um vislumbre de esperança surgirá.
Finalmente, eu lanço pra vocês um apelo.Eu participarei em vinte e cinco e vinte e seis de Setembro de um grande encontro da juventude e de toda a Itália e países vizinhos.Este encontro denominado “Harambee”, =tinha um objetivo de sensibilizar os jovens a se doarem como Missionários voluntários em todo o mundo.Aqueles que querem, e são muitos, estão deixando tudo para uma experiência de um ano ou dois de vida missionária fora de casa.
A tarefa de anunciar Cristo com o testemunho de vida missionária não é só uma questão de religiosos e sacerdotes. Os jovens são capazes de ser mensageiros por compartilhar seus talentos, experiências, potencialidades.
Então, é hora de ser protagonista de uma bela aventura. Pra aqueles que querem ler, eu tenho duas revistas em inglês e Italiano de voluntariado juvenil de todo o mundo. Obrigado!!!.

Nenhum comentário:

Postar um comentário